5 Maneiras Diferentes de Ganhar Dinheiro com Crochê: Muito além das feiras de artesanato

Se você adora fazer crochê, provavelmente já quis transformar isso em um negócio e ganhar dinheiro trabalhando em casa. Atualmente o crochê está muito em alta, desde as toalhas e tapetes até bolsas, acessórios e amigurumis. Por isso, o mercado é grande e existem muitas oportunidades para ganhar dinheiro.

O único problema dessa história toda é que também existe muita concorrência, principalmente no crochê tradicional. As feiras de artesanato estão abarrotadas de barracas e artesãs vendendo seus tapetes, panos de prato, roupas e acessórios em crochê. Isso acontece porque fazer crochê para vender sempre é a primeira ideia que vem à cabeça. E trata-se de uma maneira muito legal de ganhar dinheiro com artesanato, mas não é a única.

Pensando nisso, decidi fazer uma lista de várias maneiras diferentes de ganhar dinheiro com crochê que vão muito além de fazer crochê e amigurumis para vender. Se você quer transformar seu crochê em negócio, é interessante pensar em mais de uma maneira de ganhar dinheiro ou fazer uma renda extra.

Não se limite a apenas uma fonte de renda, especialmente porque alguns dos exemplos que vou mostrar aqui podem servir como uma renda passiva – um dinheiro recorrente.

Interessou? Então leia o artigo até o final e confira as 5 Maneiras Criativas de Ganhar Dinheiro com Crochê:

1. Vender suas Peças Acabadas

 

vender croche na feira
Foto: NP Diário

Como eu expliquei no começo do artigo, essa é a maneira mais óbvia e tradicional de ganhar dinheiro com crochê. É também a estratégia mais popular e a primeira coisa que a maioria das pessoas tenta fazer.

A grande vantagem de fazer crochê para vender é que você tem a liberdade de fazer e trabalhar como e quanto quiser. Você também irá pagar os custos dos seus materiais e poderá aprender receitas e técnicas novas sempre que quiser.

Venda panos de prato com bico de crochê, bonecas de crochê, amigurumis, tapetes, roupas, saias e muito mais.

Se você consegue fazer várias peças e sabe colocar o preço correto, é possível ganhar uma renda interessante. Porém essa maneira de ganhar dinheiro tem algumas limitações também

  • Você precisa precificar corretamente. Colocar o preço muito baixo na sua peça fará com que você cobre muito pouco por hora trabalhada e não compense o esforço de fazer as peças. Especialmente porque o crochê é demorado. É importante cobrar pelo tempo de execução, e não somente pelo material gasto. Além disso você também precisa incluir no preço a experiência e técnica que você possui. O problema disso tudo é que a peça final também pode ter um preço mais elevado, e não são todas as pessoas que sabem valorizar trabalhos manuais.
  • É preciso ter um esforço ativo para vender. Você precisará correr atrás de clientes, divulgar suas peças, participar de feiras e divulgar o seu próprio trabalho. É claro que esse esforço será necessário para qualquer uma das formas de ganhar dinheiro, então é bom ter isso em mente.
  • Cansaço físico. É preciso sempre estar produzindo, com peças novas, aceitando encomendas, e muitas vezes isso pode ser cansativo e desgastante.
  • Lidar com pessoas. Você precisará saber lidar com clientes, pedidos extravagantes, pessoas pedindo desconto ou prazos inatingíveis, e até calotes se não souber administrar bem. Lidar com pessoas é importante em qualquer trabalho, mas quando você precisa ativamente vender suas peças, essa habilidade é ainda mais importante.
  • Tempo. Pode levar tempo até que suas peças sejam vendidas ou que você comece a receber os primeiros pedidos de encomendas.

Se você escolher ganhar dinheiro vendendo suas peças em crochê, pense em todos esses pontos e faça um planejamento. Decida como irá produzir: pronta entrega, feiras, somente sob encomenda.

Também será necessário decidir como vender: Em feiras, eventos, porta a porta, whatsapp, usando redes sociais, usando sites como o Elo7 ou através de um site próprio, venda sob consignação… enfim existem muitas maneiras.

Além de tudo isso, é importante escolher um estilo e algo para diferenciar suas peças. Tire fotos bonitas, compre materiais de qualidade e tente entender as críticas e o tipo de público e clientes que você deseja atrair.

Só não vale cair na armadilha de vender muito barato só para receber algum dinheiro, pois a longo prazo não vale a pena. Jamais desvalorize o seu trabalho!

Veja também: Flor de crochê passo a passo

2.  Ganhe Dinheiro Ensinando Outras Pessoas

 

como ganhar dinheiro dando aulas de croche
Foto: Lola Reyes / Pixabay

Ganhar dinheiro ensinando crochê é uma boa maneira de melhorar a sua renda. Você pode dar Workshops em lojas de armarinhos, eventos, aulas particulares e até aulas online. Essa é uma ótima maneira de conseguir ganhar mais dinheiro, pois é possível dar aulas e vender suas peças ao mesmo tempo.

A grande vantagem de ganhar dinheiro ensinando crochê é que é possível ganhar mais com menos desgaste físico do que vendendo suas peças.

A desvantagem é que você precisa saber ensinar, deverá criar um planejamento para as suas aulas e peças que irá ensinar. Se você não tem paciência para ensinar outras pessoas, essa pode não ser uma boa ideia.

Outra desvantagem de ganhar dinheiro dando aulas de crochê vem para quem mora em cidades pequenas. Nestes casos, a procura por alunos pode ser baixa.

A alternativa seria se dedicar em dar aulas pela internet. É possível criar vídeos e tutoriais, cursos online ou dar aulas particulares por aplicativos de teleconferência como o Skype.

3. Crie um Blog ou Rede Social Sobre Crochê

criar blog sobre croche
Foto: Bru Santos / Pixabay

Criar um blog, canal do Youtube ou Rede Social dedicada ao crochê é uma ótima maneira de compartilhar seus conhecimentos.

Seja como blogueiro , youtuber ou influenciador digital, existem várias maneiras de ganhar dinheiro com crochê pela internet, como por exemplo:

  • Inserir banners de anúncios em seu site (Google Adsense);
  • Inserir links de lojas e recomendações de produtos ou cursos e ganhar comissão sobre as vendas (conhecido como marketing de afiliados);
  • Publicar posts, artigos e vídeos patrocinados;
  • Firmar parcerias com lojas e fabricantes de linhas e acessórios para crochê;
  • Monetizar seu canal do Youtube com anúncios;
  • Utilizar o blog, canal ou rede social como uma fonte de marketing para vender seus próprios trabalhos, aulas ou receitas (extremamente recomendado).

Ganhar dinheiro com blogs é, hoje, a minha principal fonte de renda. Você deve ter percebido que aqui no site existem alguns banners e links de anúncios, e eu ganho cada vez que alguém acesa meu blog ou clica em algum anúncio.

Essa é uma fonte extremamente interessante de renda, e você pode fazer um blog totalmente dedicado ao crochê, publicando suas dicas, trabalhos, novidades, tutoriais e qualquer coisa que você ache interessante. A grande vantagem de trabalhar com blogs é que uma vez que ele cresce, vira uma fonte passiva de renda e você pode se dedicar a outras fontes de renda ao mesmo tempo.

Com canal no Youtube e Rede Social (Instagram, por exemplo), você pode ganhar com parcerias, anúncios e posts patrocinados por lojas e marcas também. Mas nesse caso é preciso mais tempo para se dedicar, pois trata-se de um trabalho contínuo de criação de conteúdo. Porém, se é algo que você gosta de fazer, acaba sendo extremamente prazeroso.

A desvantagem de trabalhar com blogs é que é preciso aprender como criar um site e também demora um certo tempo para você conseguir ter mais leitores e seguidores. Mas isso é natural para qualquer coisa no marketing, inclusive para as redes sociais.

Cada pessoa tem uma maneira preferida para produzir conteúdo, seja em vídeo, fotos ou texto, e cabe a cada um entender a melhor opção.

O mais importante é saber que não basta apenas postar e compartilhar um artigo, vídeo ou foto.

É preciso também se dedicar para aprender a gerenciar essas redes sociais e plataformas de conteúdo para tornar seu trabalho cada vez melhor , alcançar mais pessoas e, como consequência, ganhar mais dinheiro e conseguir mais parcerias.

4. Crie e Venda suas Próprias Receitas e Gráficos

receita croche amigurumi
Foto: Amazon.com / Annie Obaachan

Essa é para quem gosta de inventar peças e amigurumis novos. Aí você pensa: em um mundo cheio de conteúdo grátis, quem vai querer pagar por uma receita ou gráfico?

A resposta é: milhares de pessoas.

Você mesma já deve ter comprado alguma receita , gráfico ou revista com tutoriais para aprender a fazer alguma peça. E é possível tornar isso uma fonte de renda também.

Vender receitas autorais pode ser mais uma fonte interessante de renda para ganhar dinheiro com crochê. Anote o passo a passo, passe a limpo e tire belas fotos do processo. Você pode pedir ou pagar alguém para testar essa receita e verificar se existe alguma parte confusa ou que precisa ser melhor explicada.

Após finalizada a receita, basta salvar tudo em um arquivo PDF bem organizado e fácil de entender.Você pode usar o Word ou o Google Docs para redigir a receita. Para vender, basta incluir esse arquivo PDF como um produto em plataformas como o Etsy, Ravelry ou o Elo7. É possível também criar um produto digital na Hotmart ou Monetizze. Ou, por fim, vender na sua própria loja online.

O preço das receitas varia entre 12 até 90 reais, para pacotes com várias receitas. Se você souber traduzi-la para inglês, poderá conseguir ganhar ainda mais dinheiro vendendo sua receita para o mundo inteiro. É algo muito legal de se fazer e considerar, então vale a pena ter isso em mente.

Veja também:  Como ler gráficos de crochê: Passo a Passo para Iniciantes

Mesmo sem saber se você vai vender a receita ou não, mantenha o costume de anotar seus pontos e o passo-a-passo. Nunca se sabe quando será necessário!

 

5. Revenda Linhas e Acessórios

 

ganhar dinheiro vendendo acessorios de croche
Foto; Th G / Pixabay

Uma outra maneira de ganhar dinheiro com crochê é revender linhas e acessórios. Você pode se dedicar a materiais que são mais difíceis de encontrar em lojas comuns de armarinho, como linhas importadas ou com edição limitada, agulhas especiais, olhinhos com trava de segurança, entre outros. É possível comprar estes materiais em atacado em sites estrangeiros ou em lojas especializadas na 25 de março e locais similares.

A ideia aqui não é montar um armarinho, e sim escolher um nicho de mercado de acessórios ou linhas que sejam mais difíceis de serem encontradas e tenha demanda de pessoas procurando.

Pense nas suas próprias necessidades: que tipo de material você mais sofre para encontrar?

O que as pessoas estão procurando nas redes sociais e grupos?

Além disso, você também pode montar kits de acessórios e materiais e vender os kits prontos por um preço atrativo. Assim a pessoa compra e tem todo o material necessário para executar a peça.

Combine isso com a criação das suas próprias receitas e você terá um modelo de negócios muito lucrativo e interessante.

Veja também: Tipos de Artesanatos mais vendidos

Conclusão: Ganhar Dinheiro com Crochê vai muito além da feira de artesanato

 

como ganhar dinheiro com croche
Foto: Pixabay

Vender peças de crochê para ganhar dinheiro é sempre o caminho mais tradicional e popular. Mas não se prenda somente a isso. É possível levar seu negócio de artesanato e sua renda mensal a patamares muito maiores se você combinar uma ou mais destas fontes de renda com crochê que mostrei aqui no artigo.

Avalie e analise quais tipos de negócio fazem mais sentido para você. Veja também se a sua necessidade é criar um negócio completo ou se você deseja apenas uma fonte de renda extra. As duas opções são válidas.

Independente do caminho seguido, o que vale aqui é manter a cabeça aberta para novas opções de negócios e fontes de renda. Não tenha vergonha de se expor nas redes sociais, criar conteúdo e divulgar o seu trabalho. Fique aberta para oportunidades e novas ideias.

Espero que o artigo tenha ajudado! Ele foi apenas um apanhado geral de maneiras de ganhar dinheiro com crochê, mas com o tempo irei publicar aqui no blog mais artigos específicos sobre cada uma destas opções e também dicas de divulgação e marketing para o seu negócio de artesanato.

Gostou? Deixe aqui nos comentários suas opiniões e experiências 🙂

ideias para ganhar dinheiro com croche

1 comentário em “5 Maneiras Diferentes de Ganhar Dinheiro com Crochê: Muito além das feiras de artesanato”

  1. Pingback: Como Ganhar Dinheiro com Artesanato? 6 Dicas para Vender Mais - Artesã de Mão Cheia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima