Riscos de Rosas para Pintura em Tecido

No artigo de hoje, trouxemos para você vários modelos de riscos de rosas para pintura em tecido. Além disso, separei algumas dicas importantes para dar mais qualidade à sua pintura em tecido.

Pintar rosas em tecido é uma das técnicas mais populares em pintura em tecido. Essas flores são versáteis e lindas, e podem ser usadas para os mais diversos tipos de tecidos e usos: pano de prato, pano de copa, toalhas, cama, mesa e banho.

A pintura em tecido exige técnicas específicas, e para pintar rosas em tecido com sucesso, você precisa seguir algumas dicas. A rosa tem várias camadas, e você precisa ter muita atenção e técnica para que a pintura fique bonita e a sua rosa não fique com efeito de repolho.

Como Pintar Rosas em Tecido

Aqui nesta seção, você irá aprender algumas dicas fundamentais para pintar rosas em tecido da maneira correta.

Veja também: 10+ Riscos Grátis de Pintura em Tecido para o Natal + Inspirações

Lembre-se que a rosa possui várias camadas, e por isso você precisa aplicar corretamente os contrastes de luz e sombra para que as pétalas fiquem bem definidas. A quantidade de cons mais claros e brancos deve ser maior nas pétalas mais abertas, normalmente as de baixo, pois foram as primeiras a desabrochar.

rosa pintura em tecido

Use um risco para pintura em tecido de boa qualidade, para facilitar seu trabalho.

Comece pintando a rosa de baixo para cima, pois assim você conseguirá ver o efeito final da sua arte.

Aplique a sobra, ou seja, tons mais escuros, para fora do risco de cada pétala, e os tons mais claros nas pontas. Isso dará um efeito de luz e profundidade.

O miolo é uma das partes mais importantes de um rosa, pois dentro dele estará toda a percepção de profundidade da flor. Por isso, é a única parte em que os tons mais escuros serão aplicados dentro do limite do risco, e gradativamente ir suavizando os tons mais claros.

como pintar rosas em tecido

Veja também: Riscos Florais para Bordado Livre: 20 Ideias para Imprimir e Bordar

O ponto chave na pintura em tecido de rosas é não se esquecer de ir suavizando as cores usadas, para que os tons possam se fundir uns nos outros. A ponta deve sempre ser mais clara e depois vá gradualmente trabalhando os outros tons mais escuros.

Dicas Fundamentais para Pintar Rosas em Tecido:

Use o clareador

Para retardar a secagem das tintas, auxiliar no deslizar do pincel e deixar as cores mais suaves, use o clareador, antes e/ou junto com a tinta. Essa dica auxilia na hora de fazer a mistura das cores e o efeito sombreado, evitando que sua rosa fique sem forma ou com aquela aparência “chapada”.

pintura em tecido rosas e flores passo a passo

Dê pinceladas suaves

Para não deixar a flor com um aspecto pesado, usando pouca tinta por vez, dê pinceladas suaves para preencher o risco. No momento de delimitar as pétalas, faça o esfumado, que dá um efeito mais leve e natural à rosa.

rosa pintada em tecido tecnica

Faça o sombreado em um tom mais escuro

Para criar o efeito de profundidade, que dá mais realidade à pintura em tecido, é preciso fazer o sombreado. Para isso, use um tom de tinta mais escuro (ou variações da cor que você usou como fundo da rosa).

pintura em tecido rosas como pintar

Finalize com a técnica de luz

Para finalizar a rosa, delimite as pétalas com a tinta branca ou palha, de forma que as bordas fiquem mais claras. Esse truque, além de definir as pétalas, deixará sua pintura muito mais realista.

rosa pintura em tecido

Onde aplicar a pintura de Rosas em tecido

A pintura em tecido de rosas e flores em geral pode ser aplicada em vários tipos de trabalho. Veja abaixo alguns exemplos:

1. Toalhas

Para pintar um kit de toalhas, normalmente é utilizado o mesmo risco de rosa, porém, em tamanho menor para as tolhas de rosto, e maior para as toalhas de banho.

Dica: Em geral, o kit de toalhas é composto por duas toalhas de rosto e duas de banho para casais ou apenas uma de rosto e uma de banho. Mas isso pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa.

toalha pintura em tecido

2. Tapetes emborrachados

Nos tapetes de banheiro, geralmente feitos com tecido emborrachado colorido, as rosas ficam mais bonitas quando são pintadas com cores de tinta que casam com a cor do tecido. Um bom exemplo é trabalhar com diferentes tons de verde sobre um fundo da mesma cor, deixando o visual do trabalho mais harmônico.

jogo de banheiro rosa pintura em tecido

3. Panos de prato e copa

Para fazer a pintura em pano de prato e copa, utilize riscos proporcionais ao tamanho do pano. Geralmente o risco é centralizado próximo à base do pano, ficando então uma pequena borda livre para fazer aplicação de algum acabamento (como barrado de tecido e passa fitas).

pano de prato pintura em tecido rosas

Fonte: Escola de Pintura

Riscos de Rosas para Pintura em Tecido

Agora chegou a hora mais esperada! Confira abaixo os melhores riscos de rosas para Pintura em tecido. Para baixar, basta clicar na imagem e salvar no seu dispositivo. As imagens podem ser copiadas em um documento do word para ficar do tamanho que você quer, ou então impressas diretamente. Se preferir, use o tablet ou a sua tela para copiar à mão os desenhos.

Lindo risco de Bule e Rosas, perfeito para panos de prato e de copa:

bule e rosas risco pintura em tecido para pano de prato

O caminho de rosas é ótimo para toalhas, panos de prato e bordas de toalhas de mesa:

caminho de rosas risco pintura em tecido

Mais um exemplo de cesta de rosas:

Buquê de rosas para pintura em tecido:

desenho risco rosa para pintura em tecido

Esse é um caminho de rosas ótimo parra cantos de toalha de mesa:

caminho de mesa pintura em tecido rosas risco

Já estes aqui ficam bom em panos de prato e toalhas:

desenho risco rosa pintura em tecido

 

risco rosa pintura em tecido

 

pintura em tecido iniciantes rosa

 

pintura em tecido passo a passo riscos

 

pintura em tecido rosas como fazer pintura em tecido rosas risco gratis

pintura em tecido rosas risco flores pintura em tecido risco rosas para imprimir risco rosas Riscos de Rosas para Pintura em Tecido 1 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido 2 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido 3 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido 4 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido 4 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido rosas Riscos de Rosas para Pintura em Tecido riscos para pintura em tecido rosas rosa para pintar rosa pintura em tecido a mao rosas para pintura em tecido rosas pintadas a mao risco vaso de rosas risco pintura em tecido

Viu como são lindos?

Faça várias pinturas em aplicações diferentes e aprenda na prática. Você também pode misturar vários desenhos e criar a sua própria composição.

Além dos riscos de rosas para pintura em tecido, é possível desenhar as flores à mão livre também, confira abaixo algumas imagens ilustrando esse processo:

 

passo a passo pintar rosa em tecido

tutorial pintar rosa em tecido a mao

Com um pouco de prática você também chega lá! A grande vantagem de pintar rosas sem o risco é poder criar a composição que você quiser. Topa o desafio?

Espero que tenha gostado do conteúdo! A pintura em tecido é uma arte linda que está se perdendo. Vamos resgatar as tradições e ensinar as novas gerações a apreciarem esse artesanato tão bonito e tradicional. Compartilhe esse artigo com as amigas e ajude a divulgar o blog 🙂 Sempre trazemos moldes e riscos gratuitos para você se deliciar com os mais diversos tipos de artesanato.

Abraço e te vejo na próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima