O pão de queijo é uma unanimidade: Todo mundo adora! Existem muitas receitas de pão de queijo caseiro pela internet. Você pode encontrar receita de pão de queijo de liquidificador, pão de queijo com parmesão, pão de queijo de polvilho doce, polvilho azedo, pão de queijo de tapioca, enfim… cada um tem a sua.
Mas, o que não é tão fácil assim de encontrar é a receita do verdadeiro pão de queijo mineiro.
Eu adoro pão de queijo, mas confesso que a maioria dessas receitas caseiras me decepciona. O que dá a consistência puxa-puxa do pão de queijo é o polvilho, mas no final das contas muitas receitas só tem a textura do pão de queijo mas não tem aquele gostinho da roça de minas.
Por isso, já testei muitas receitas até encontrar a melhor delas.
Veja também: Receita de Camafeu de Festa da Vovó Palmirinha
Essa receita não foi fácil de encontrar, testei muitas variações. E no final das contas, encontrei esse passo a passo em um comentário em algum vídeo do Youtube. Cansei de testar as receitas dos sites e não dar certo. Na verdade até davam certo, mas nunca ficavam do jeito que eu gosto.
Agora, após essa longa jornada, consegui encontrar a melhor receita de pão de queijo. Ele fica perfeito, com a textura de pão de queijo original de minas e com o gosto do queijo de verdade!
Siga o passo a passo abaixo e me conte! Fica delicioso.
A única coisa que você precisa modificar é o sal. Dependendo do queijo que você usa, é preciso ajustar um pouco a quantidade de sal para ficar mais gostoso. Por isso, é importante experimentar a massa final antes de fazer as bolinhas.
Essa receita não tem erro, você pode fazer na hora mesmo ou enrolar as bolinhas para congelar e fazer o pão de queijo aos poucos.
Ingredientes do Melhor Pão de Queijo:
- 300 g de polvilho azedo
- 300 g de polvilho doce
- 420 g de queijo meia cura ralado grosso
- 2 ovos
- 210 ml de água
- 90 ml de óleo
- 300 ml de leite
- 10 g de sal
O queijo meia cura é o que dá o gosto delicioso de queijo para o pão de queijo. Mas, se você não tiver meia cura, pode usar mussarela ou queijo minas padrão, mas lembre-se de ajustar o sal para dar gosto à massa.
Para fazer o pão de queijo, usamos uma mistura de polvilho doce e azero para dar uma consistência gostosa para o pão de queijo. Se você quiser fazer a receita verdadeiramente tradicional, pode usar somente o polvilho doce (600 g). Porém na minha opinião a mistura do doce com o azedo fica mais gostosa.
Modo de Preparo
Ferva o leite com a água e o óleo. Adicione a mistura dos polvilhos em uma tigela e escalde com a mistura de água, óleo e leite ferventes. Mexa bastante e espere esfriar até ficar morna.
Dica: teste a temperatura com as mãos. Se usar a massa muito quente, irá cozinhar os ovos e derreter o queijo, portanto é importante evitar isso para não desandar a massa.
Após amornar, adicione o sal e os ovos e sove bem para ter uma massa homogênea. Por fim, adicione o queijo e misture bem, mas cuidado para não sovar muito. Fica mais gostoso se o queijo reinar no pão de queijo!
Veja também: Receita de Massa de Bolo de Aniversário Simples e Barata
Você pode sovar com o queijo junto também, mas recomendo fazer um teste e ver qual é a sua forma preferida. Eu gosto de apenas incorporar o queijo.
Agora é só fazer as bolinhas!
Para não grudar na mão, faça as bolinhas usando uma colher e as mãos molhadas. Esse processo é bem trabalhoso, pois o polvilho vira uma verdadeira cola, mas com um pouco de paciência você chega lá hehehe
Você pode congelar as bolinhas – coloque-as em uma forma untada com manteiga e deixe algumas horas no freezer. Depois é só tirar e guardar em um pote ou saquinho dentro do congelador.
Se preferir assar o pão de queijo mineiro, basta colocar as bolinhas em uma forma untada com manteiga no forno pre aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. O tempo depende muito do seu forno, então vá conferindo se eles estão ficando douradinhos.
Aqui em casa eu uso muito o forninho elétrico, pois é mais prático. Nesse caso, eu deixo assar na potência média por aproximadamente 40 minutos.
Dica: rale queijo parmesão bem fino. Após fazer as bolinhas e antes de congelar, passe-as em um prato com o queijo parmesão. Eu adoro fazer isso! o parmesão vai gratinar e dar uma leve torrada quando você assar o pão de queijo, dando um toque especial.
Agora é só passar um cafezinho e ser feliz!
Se você fez essa receita, deixe aqui nos comentários e me diga o que achou!
VC já fez com mussarela, fica bom.
ótima receita. Posso fazer um pouco antes e deixar a massa na geladeira? Ou altera?! Obrigada
Meus queridos “irmãozinhos”
Fiquei surpreso com este “site” e maravilhado com todas essas receitas; (encontrado por um acaso). Uma bela apresentação e riquíssimo conteúdo. Parabéns por esse trabalho maravilhoso ; NOTA 1000
Um forte abraço à toda equipe.
Edesio. Alves do Nascimento (28/10/20).
Por favor me traduce el ingrediente
POLVILHO AZEDO no entiendo con que reemplazarlo
En Brasil hay dos tipos de POLVILHO (almidón de yuca): almidón dulce (almidón de yuca) y almidón ácido (almidón de yuca después de un proceso de fermentación). Si no encuentra el almidón ácido en su país, puede utilizar solo el almidón de yuca común (600g). La receta también funcionará.
Polvilho azedo é uma variação do polvilho que só existe no Brasil. Seria o polvilho fermentado e, portanto, bem mais ácido. Ele reage de forma diferente nas receitas e tem sabor um pouco diferente. Sugiro procurar o produto em lojas Brasileiras no exterior.
Parabéns! a melhor receita de pão de queijo que fiz e desta vez adicionando o parmesão para dar mais sabor😍😋
obrigada!
Adorei a receita, é pão de queijo de verdade.
Amei essa receita achei ela muito chique muito legal muito facinha de fazer obrigada!