Bordado livre é um artesanato muito popular. Combinar formas simples com linhas coloridas e pontos diferentes é uma verdadeira arte.
Se você está começando a aprender bordado livre, já se deparou com a dúvida inicial: como preparar o tecido? E o bastidor?
Começar a bordar não é simplesmente esticar o pano e colocar a linha da agulha. Existem alguns passos que você precisa seguir para começar da forma correta e ter um bordado bonito e bem feito.
1. Acerte o tamanho do tecido
Primeiramente, pense no tamanho final do seu bordado. Coloque no bastidor ou moldura final e corte o tecido em um formato aproximado.
Deixe algumas sobras para poder dar o acabamento depois. Se o bordado final for muito pequeno, apenas desenhe o tamanho final do bastidor e use um pano maior.
Dica para iniciantes: Escolha um tamanho de bastidor que seja confortável para a sua mão. A sobra de tecido deve ser de tamanho o suficiente para encaixar nesse bastidor e também na moldura final.
Isso é para o caso de bordados que ficarão emoldurados em quadros ou outros bastidores. No caso de toalhas, roupas e outros bordados, basta riscar com caneta fantasminha a região em que o bordado será feito.
2. Cuide das bordas do tecido que foi cortado
Alguns tecidos são fáceis de desfiar, e isso pode arruinar o seu bordado. Por isso, faça uma bainha ou, melhor ainda, passe um pouco de cola nas pontas do tecido para ele não desfiar.
3. Passe o tecido a ferro
Para facilitar (e muito) a sua vida, passe o tecido a ferro antes de riscar o desenho. Um tecido bem passado e esticado resultará em pontos mais precisos e um resultado final mais bonito.
4. Faça os riscos antes de colocar o Tecido no Bastidor
Estabilize o tecido em uma mesa, ou na superfície que precisar, e faça os riscos antes de colocá-lo no bastidor. Assim o seu bordado ficará mais próximo do risco original.
5. Não estique demais o tecido no bastidor
Esticar bem o tecido e deixar o bastidor super apertado é uma verdadeira tentação, pois dá para abrir a trama do tecido e enxergar melhor os pontos.
O problema é que fazer isso pode distorcer o seu desenho e até desfiar a trama. Você corre o risco de estragar o bordado, especialmente em áreas com muito preenchimento.
Estique o tecido, mas faça isso suavemente e não exagere. Cuidado para não puxar com muita força o tecido dentro do bastidor e estragar partes que já estavam bordadas. Encontre uma pressão firme, mas que não seja apertada demais.
6. Pausou? Guarde a Agulha!
Eu sei que muitas bordadeiras tem esse costume, inclusive eu. em tecidos de algodão cru pode não ser um problema tão grande, mas em tecidos mais delicados deixar a agulha presa no trabalho pode danificar a trama e deixar buracos. Dependendo de onde você mora, a umidade pode até deixar marcas de ferrugem.
Então, evite criar esse hábito. Tenha sempre um estojo ou um porta agulhas e guarde suas agulhas nele, e não deixe-a presa no tecido que está bordando.
7. Vai ficar sem bordar por alguns dias? Tire o tecido do bastidor!
Se você acha que vai ficar alguns dias sem bordar, retire o tecido do bastidor. Isso evita que a trama do tecido abra demais e estrague o resultado final.
E aí, o que achou das dicas? Espero que tenha gostado!
Se você tem mais alguma dica ou truque rápido para as amigas novatas, deixe aqui nos comentários!
Veja também esse artigo com riscos de bordados para iniciantes:
Bordado Livre Passo a Passo: as MELHORES Ideias para Iniciantes
Gostaria de opções para compra das molduras em São Paulo
Ameiiii as dicas, eu amo artesanato e bordar e um deles, antes eu bordava toalhinhas em ponto cruz, mas estou amando aprender o bordado livre.
Gostei das dicas. Obrigada
Sou bordadeira antiga, mas as dicas foram ótimas . Obrigada
Estou começando agora. Quero muito aprender, sou esquerda e tenho um pouco de dificuldade
[email protected]
Ótimas dicas, as vezes esquecendo de pequenos detalhes, depois perdemos tempo procurando algum utensilio, cadê a agulha, a tesoura?….Obrigada por estas lembranças!
Sou iniciante, obrigada pelas dicas, espero ter um ótimo desempenho com as dicas de bordado livre.
Parabéns, gostei muito das dicas, vale também pras bordadeiras mais antigas, pois nem sempre observam esses erros do dia a dia.👏👏